.

Lucas e Livia

Antes mesmo de

lhes conhecer...

Eu já os amava!

2 de março de 2010

A dificil arte de educar


De todas as coisas que acompanham a maternidade, creio que não há nada mais complexo do que educar...
Educar um já é difícil, educar dois é complicadíssimo...

O que serve para um, não serve para outro...
O que um entende o outro faz ouvidos moucos...
E nisto reside a terrível limitação de ter que adaptar-se a cada um dos baixinhos...

Recentemente na dificuldade de dizer não e a forma como este não é recepcionado por cada qual, me peguei pensando nesta palavrinha que nos assombra...

Penso que educar é uma tarefa baseada em dever e afeto, pois não dá para desvincular uma da outra...

Assim, requer uma dose imensa de paciência, coerência, perseverança, amor, mas principalmente limites, para que não cresçam pequenos monstrinhos que imaginam que sabem tudo e que podem tudo.

Creio eu... e fico aqui, sem nenhuma certeza, pois juntamente com a maternidade, as mães são assoladas por duvidas que sempre tomam conta da cabeça... Pois o medo de errar, nada mais é que sinônimo de mae...

Pois bem... voltando... creio eu, que o grande desafio está em educar sem ser critico, corrigir sem ser tirano...
Colocar limites, que não nos tornem permissivos...

E por vezes, me pego tendo os exatos atos de minha mãe... e vislumbro, que ainda que muito tenha se avançado no mundo, ser mãe e educar, ainda carregam em si a mesma essência...

Entretanto, nada é comparável ao prazer de ver aquele catatau que de ti nasceu, crescer e repetir atos teus... criar independência... caminhar com as próprias pernas...

Mas...
Creio eu e fico aqui apenas crendo... que o desafio de educar está apenas começando, pois com o passar do tempo apenas aumentará, na medida em que eles aprendam a "argumentar"...

2 comentários:

  1. Sandra,

    Que bárbaras as postagens de seus 2 tesouros... desafio incrível esse de educar, tenho minha pequena e todo sia procuro ser melhor...

    achei linda a diferença dos dois... tão iguais e tão singulares...

    amei ter passado por aqui...

    beijo na alma

    ResponderExcluir
  2. Solange

    Pois é... quando se tem gemeos, as diferenças tornam-se gritantes...rs

    E eis o desafio de sermos sempre melhores...

    beijo

    ResponderExcluir