.

Lucas e Livia

Antes mesmo de

lhes conhecer...

Eu já os amava!

7 de novembro de 2010

.infância.


.existem coisas que toda criança já fez ou faz.
.não importa a geração, a classe social, ou a cor.
.são delicias que marcam para sempre nossa memória.
.muitas eu já fiz.
.outras, meus filhos, vocês já fizeram ou fazem.
.e muitas outras, faremos juntos.


.brincar, brincar e brincar. (isso voces fazem todos os dias, nem é preciso mandar)


.tomar banho de mangueira. (ainda não fizemos, mas sempre é tempo.)


.esperar o coelhinho da páscoa. Examinar as pegadas pela casa e descobrir os ovinhos.  (ahhh.... esta é uma brincadeiras prediletas de vocês.)

.ir a escola. (vocês descobriram a escola com 2 aninhos, e desde então adoram ela. vocês dizem que vão para o escritório todos os dias. em uma analogia a mamãe...rs)

.acampar na sala. (já fizemos, aliás é a "casa"de vocês)



.aprender a andar de bicicleta, cair, levantar e não desistir. (ai delicia de fase, e como amo nesta hora por vocês serem teimosos... até que não sairam andando sozinhos, não desistiram...)



.fazer besteira e não contar para ninguém. (se fizeram, não me contaram)


.cantar e dançar. (voces são craques. As vezes apuro os ouvidos para tentar entender a melodia que voces estão cantando, entender a musica é demais, mas a melodia é barbara... um canta e o outro segue... e isso enquanto desenham, pintam ou tomam banho...)


.ir a teatro, cinema, shows, aquário, circo. vale qualquer programa... (vocês não tem do que reclamar, desde pequeninos nós amamos estes programas, que são sempre acompanhados de caras e bocas e muitas, muitas fotos...)




.ter um grande amigo de verdade. daqueles que não apenas são companheiros de brincadeiras, mas que seguem conosco na vida ou na memória. (espero que voces tenham e permaneçam com estes amigos... eu tive algumas, umas hoje presentes e uma especial, que está longe, mas no coração.)


.ter falado o que gosta e ouvido o que não gosta, respondido o que não devia, mas sempre ter pedido desculpas, descobrindo que esta é uma das palavras mais importantes que aprendemos e que seu uso nunca é demais.(vocês pedem desculpas sempre...rs)


.ter um bicho de estimação. (embora vocês tenham a minie, ela não é muito fã de vocês... quiçá por que vocês tenham tirado o lugar dela de centro das atenções. Assim, por vezes, vocês pegam emprestado o bichinho dos outros.)




.ficar deitado na grama vendo estrelas e o desenho das nuvens. (vocês ainda não descobriram esta delicia, mas já se encantam com a lua)



.ter um prato predileto. (sem qualquer sombra de dúvida, o prato predileto de vocês é pizza... dito em unissono todas as sextas feiras.)




.ganhar colo. não importa a hora, o lugar ou o tamanho. colo é colo e acabou.E colo de mãe? melhor impossivel. (o que vocês não podem reclamar é de colo... as vezes fica pequeno, porque voces crescem e ainda dividem o colo...)


.dormir sozinho na propria cama, mas as vezes, pedir um cantinho na cama da mamãe. (eu que sempre habituei vocês a dormirem em suas próprias camas, ultimamente tenho sido surpreendida no meio da noite, no escuro, por uma perninha gorda, que pede para se aboletar no meu travesseiro. o problema é carregar a perninha gorda, depois que dorme.)


.fazer bagunça na cama dos pais. (eita que este vocês aprenderam cedo. adoram pular na cama, e se ganham uma mamadeira, desde que aprenderam a andar e sumirem, pode buscar que o endereço é certo... cama de mãe.)



.ter segredos gostosos, contados ao pé do ouvido em clima de verdadeiro mistério.(vocês não apenas tem segredos, como divertem-se com eles)


.dormir na casa dos avós, curtir os avós, aproveitar os avós. (neste quesito, vocês raramente dormiram na casa da vó, até porque são grudados demais na mãe, um no outro, no travesseiro, etc...rs, mas que usam, abusam e lambusam da avó, não há a menor duvida... e como vó nunca é demais, tem tia avó que se baba, bisa que se lambusa, avó emprestada... e por vezes até avô emprestado, já que voces não tem avô vivo).


.fazer espetáculo. dança de final de ano na escola, apresentação de balé ou judo. (vocês já fizeram espetáculos para mim, mas eu ainda não cansei... podem continuar fazendo a vida toda...)


.plantar um feijão no algodão. (esta vocês já fizeram e adoraram)


.esperar papai noel chegar. (nada substitui a emoção da espera do papai noel, mesmo quando o tempo passa, as sensações permanecem. Não há dia igual, como a noite de natal... Vocês meus filhos, já amam Natal, e assim como a mim foi apresentado, esperar Papai Noel é por si só um dos melhores presentes que se pode ganhar... Nada substitui as memórias que se retem...)


.cozinhar na cozinha de brinquedo. misturando tudo e fazer os adultos comerem. (vocês são experts nisso, sai café, macarrão, arroz... e haja estomago... quando vocês percebem que não estamos comendo, a indignaçao corre solta).


.ouvir e contar histórias. A história é o mundo de imaginação que cria vida bem na nossa frente, dentro da nossa cabeça. Eu, por incentivo grande de meu pai, aprendi a gostar de ler muito cedo, e mantenho o habito até hoje... Vocês desde pequenininhos amam histórias, desde um aninho que faço questão de no natal, junto com os brinquedos, presenteá-los com livros...Agora, vocês quando ganham livros, é que me contam histórias... Lili, muito linda, sempre começa... era uma vez...e segue com os seus "e dai", para finalizar com "felizes para sempre".)


.faltar na escola de vez em quando, sem motivo, para ficar em casa brincando. (ainda bem que voces ainda não tem esta autonomia... mas sei que vai acontecer... e é uma delicia...rs)



.aprender a conversar com o anjo da guarda. (esta é uma falha da mamãe que vamos sanar em breve. o anjo da guarda é sempre um aliado das crianças.) 

.ter medo e encontrar abrigo no colo da mãe.(Lucas, meu medroso predileto, tem medo de tudo, de bichos como a mãe, de sombras, de barulhos muito alto, de bichos de brinquedos grande...)

.escrever nas paredes. (eita coisinha que eu gostaria que vocês não estivessem aprendido... mas aprenderam... e por vezes vejo a casa em silencio e saio a observar vocês, que estão entretidos em uma nova "obra de arte", nas minhas paredes...)

.descobrir a delicia de fazer uma viagem para longe, e descobrir que não há lugar mais gostoso que a casa da gente. (não precisamos nem de viagem longa, após dias na praia, vocês se encantam com os seus brinquedos de sempre, suas camas, suas coisas.)

.saber que a casa da gente, é um mundo, um universo a parte. o nosso.

.dormir tarde de vez em quando, porque é uma delicia. (Lucas conhece bem as delicias da madrugada)

.ir a escola e aprender, aprender e aprender. E descobrir que sempre há mais para aprender. (vocês se encantam com as descobertas, quer sejam musicas novas, dança, uma letra, ou contar os numeros. As descobertas, são o melhor da vida... e nunca cessam...)

.ter coleção de revistas, figurinha, tampinha. (delicia que é... vocês ainda não tem, mas desconfio que o Lucas terá primeiro, eita criança que adora uma "tralha"...rs)

.fazer bolo.(Lili faz um bolo de chocolate como ninguém)

.viajar sozinho. (vocês ainda não chegaram tão longe... ainda bem)


.aprender a amarrar os tenis. (eis uma coisa que torço para que vocês aprendam logo...)




.sentir-se importante. Porque, de fato, são.(voces são importantes para mim, um para o outro, e para todos que convivem com vocês. mais do simplesmente saberem, vocês sentirão no decorrer da vida...)

.ter sido criança. Todos os dias. Aproveitando isso. Sem ninguém atrapalhar.(voces estão empenhados nisso...rs)


(inspirado em um texto da revista Pais e Filhos, sobre uma lista de coisas que não podem faltar na infância de nenhuma criança.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário