.

Lucas e Livia

Antes mesmo de

lhes conhecer...

Eu já os amava!

19 de outubro de 2008

Bater em criança é covardia...

22

Um assunto para pensar, repensar e quando achar que já tem uma opinião formada, pensar novamente...

Por que será que os adultos tendem a bater nas crianças?

Por que será que muitas vezes as crianças "provocam" seus pais mesmo sabendo que vão apanhar?

Qual a grande diferença entre educar e bater?

 

Será que a resposta para tais questões, encerram o tema?

Pois eu acho que apenas iniciam uma forma de pensar...

Eu aqui do meu ladinho, quanto mais penso, menos sei e menos concluo...

Só uma certeza eu tenho BATER EM CRIANÇA É COVARDIA!!!

Tem muita gente que acredita que bater seja qualquer forma de agressão... desde um simples tapa na mão a uma verdadeira surra..

 

Eu particularmente, e neste momento, tendo em vista que conforme já disse antes não possuo uma opinião totalmente formada acredito que haja sim uma grande diferença.

Educar é uma coisa, espancar é outra totalmente diferente.

A criança muitas vezes quando~"provoca"o adulto, mesmo sabendo que irá apanhar, nada mais está fazendo do que clamando por atenção...

O raciocinio é simples, se pelo menos ele (a) me bater, estará me vendo... me sentindo...

E não sou em que afirmo isto... basta uma passada de olhos em muitos artigos de psicologos, psiquiatras, pediatras, para ver isto afirmado, o qual, aqui sim, eu concordo plenamente.

 

Assim, acredito eu que, antes de dar uma palmada que seja pense:

- Não estou descontando no meu filho o meu estresse do dia?

- Não estou deixando de ouvir o que ele tem a dizer?

- Estou efetivamente dedicando todo o meu tempo possivel a ele?

- Se ele fosse do meu "tamanho" e tivesse os mesmos argumentos que eu, será que eu não me portaria diferente?

- Bater não é apenas uma forma impositiva de que a sua opinião, o seu querer tem que prevalecer?

- Não existem quaisquer outras formas de fazer a criança compreender o certo e o errado?

- E se fosse um adulto, como eu me comportaria?

A agressão, com o passar do tempo, tende a criar uma hostilidade e desgaste entre pais e filhos.

Os danos emocionais impostos pela agressão física são geralmente mais duradouros e prejudiciais que a dor física.


Bater pode ser uma experiência traumática para a criança não apenas pela dor física que impõe, mas principalmente porque coloca em risco a credibilidade depositada por ela nos pais, que é a base para sentir-se amparada e segura.

Como a criança se sentirá segura, se sua segurança depende de uma pessoa que se descontrola?

Bater não ensina à criança o que ela pode fazer, mas apenas o que não pode fazer, sem que saiba ao menos o motivo. A criança só acredita ter agido realmente errado quando alguém lhe explica o porquê e quando percebe que sua atitude afeta ou abala o outro.

É comum a criança inibir o comportamento indesejado por medo, e não pela convicção de que agiu de maneira inadequada.

Assim... pense nisto antes de tomar uma atitude... nunca depois!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário